Araranguá
O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Luciano Pires e o vereador, Samuel Nunes, o Samuca, aprovaram requerimento na casa para que o representante do projeto Hub Serra Mar, empresário e pesquisador Jean Vogel, explanasse sobre o assunto no plenário para os demais vereadores e comunidade na sessão de segunda, 03.
Desenvolvido pela Weber Cidades Inteligentes, o HUB tem o objetivo de criar ecossistemas de ecossistemas de inovação em todos os municípios do extremo Sul Catarinense, a começar por Araranguá com a geração de empregos, criação de empresas de alta tecnologia e implementando processos inovadores como estratégias.

O projeto sede será em Araranguá. “Nosso pleito não é político. Nossa proposta trata sobre o crescimento de cidades, estados e países a partir dos processos e iniciativas de inovação. A partir da aplicação das estratégias do HUB Serra-Mar, Araranguá deverá entrar no mapa da inovação estadual, nacional e mundial”, justificou, Vogel.
“Qual a missão de Araranguá? Onde a cidade estará ao final dos próximos 10 anos? É disto que se trata nosso projeto. Tornar a cidade relevante e com lugar de destaque entre as cidades brasileiras e mundiais quando o tema em pauta for inovação, desenvolvimento tecnológico e novas tecnologias”, acrescentou o pesquisador para os vereadores.
Para ser colocado em prática, além dos prédios construídos na chamada Cidade Inteligente, a Weber Empreendimentos pretende investir em torno de R$ 60 milhões na cidade, e busca também apoio dos vereadores para inovar na legislação municipal. “Esta união, somando pessoas, estruturas, necessidades, prédios, legislação, recursos públicos e privados, é que vai ajudar e garantir a conquista de um lugar diferenciado à cidade de Araranguá”, defendeu Vogel.

O ecossistema construído pela Weber Cidades Inteligentes conta com o Colégio Dehon, que oferece bolsas de estudos de até 100% para jovens do ensino médio, a sede da Unisul/Anima, um polo de inovação tecnológico em um bairro moderno, com calçamento, iluminação pública, e estrutura completa para garantir que novos investimentos e ideias sejam implementadas. “Nós já colocamos à disposição das pessoas, dos empreendedores e do empresariado, um espaço de co-working, um fundo de investimento no valor de R$ 10 milhões para garantir a instalação e desenvolvimento de empresas na cidade e no bairro. Este é um esforço conjunto”, garantiu, Fernando Weber, CEO da Weber Cidades Inteligentes, que também prestigiou a sessão.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Araranguá/Colaboração do texto: Professor Ildo Silva – Weber