Vereadores aprovam Moção de Reconhecimento pelos 175 anos da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens

0
46

Araranguá

Os 175 anos da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens foram reconhecidos na sessão desta segunda, 10, na Câmara de Vereadores de Araranguá com a aprovação e uma Moção de Reconhecimento pela comemoração. A preposição foi de autoria dos vereadores Neno Fontoura (PSD), Lena Périco (MDB) e Jair Anastácio (PT).

A comunidade católica foi representada por organizadores da festa da padroeira da cidade que acontecerá em maio. Na mesa, ocuparam acento durante a votação, o Pároco Padre Maxssuel Mendonça, os padres vigários Marcos Legnani e Rafael Borges, e coordenador da festa em homenagem à padroeira da cidade, Djool Maçaneiro. “Felizes com a importância que esta casa tem dado a nossa festa que contribui para toda a região. A cidade foi edificada junto da fé e devoção dos araranguaenses e este reconhecimento representa muito. Estamos no calendário das principais festas religiosas de Santa Catarina”, agradeceu o coordenador.

Vereadores aprovam Moção de Reconhecimento pelos 175 anos da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens 1

Segundo o responsável pelo santuário, Padre Maxssuel, os dados do último censo apontam que 73% da população do município é cristã. Para ele, as festividades da festa da padroeira, bem como a aprovação da moção significam muito. “Está é a sexta vez que venho aqui nesta casa nos quase quatro anos que estou em Araranguá, não dá de separar a história do município da história da paróquia. Elas se confundem”, enalteceu.

De acordo com o padre, a festa em honra a Nossa Senhora Mãe dos Homens que comemora assim como a paróquia 175 anos em 2023, colabora não apenas com a devoção cristã, mas com a economia regional. “Somos atualmente a maior festa religiosa da Diocese de Criciúma, e a maior romaria também. Isso mostra a importância das celebrações e da festa para todos nós”, argumentou.

Vereadores aprovam Moção de Reconhecimento pelos 175 anos da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens 2

Os organizadores da romaria e festa da padroeira de Araranguá, distribuíram um folder aos vereadores com a programação da festa que iniciou em fevereiro e segue até o dia 04 de maio, com o ponto forte das festividades. Todas as comunidades católicas pertencentes ao Santuário receberão a réplica da padroeira. Em outros municípios do Vale também receberão os romeiros para celebração de missas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Araranguá