Vereador quer garantir acompanhante para paciente autista nas unidades de saúde do município

0
60

Araranguá

O vereador, Nelson Soares, aprovou na sessão de segunda, 04, um projeto de lei que dispõe sobre a permanência de acompanhante para o paciente com Transtorno de Espectro Autista (TEA) ou outra deficiência intelectual ou cognitiva nas Unidades de Terapia Intensiva – UTI dos hospitais públicos e privados, unidades de pronto atendimento – UPAS e rede credenciada dos SUS.

A proposta de sua autoria conta com quatro artigos e prevê a garantia do paciente com autismo ou outras deficiências intelectuais tenha acompanhante quando em situação de pré e pós-operatório, antes e após exames ambulatoriais, em tratamento odontológico nas unidades públicas e privadas do município.

Na justificativa, Nelson, explica que a intenção é tornar o atendimento mais humanizado com a medida. “É importante proporcionar meios para se prestar uma assistência humanizada uma delas é tornar mais efetiva a atuação enfermeiro e da equipe de enfermagem junto a pessoa autista e a família, pois esses são profissionais que têm um contato continuo com o paciente internado e com a equipe multiprofissional, possuindo assim informações detalhadas a respeito do mesmo. Além disso, o enfermeiro, na maioria das vezes, é o primeiro profissional com quem o familiar e paciente têm contato, reforçando a sua importância no acolhimento e orientação dessas pessoas”, disse.

A lei, segundo o autor, vai ser mecanismo para melhorar a atuação do profissional da saúde. “A permanência do acompanhante irá permitir a criação de um espaço de diálogo entre o profissional de saúde e o acompanhante para sanar suas dúvidas e informar sobre a situação de saúde do paciente, garantindo dignidade ao enfermo ao possibilitar o restabelecimento de suas relações interpessoais, facilitando também o atendimento e compreensão por parte do médico das necessidades do paciente”.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Araranguá