São 5.485 vagas ofertadas na soma das duas instituições.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal (IFSC) terão um vestibular unificado pela primeira vez. Os candidatos que farão a prova em dezembro poderão usar o resultado para pleitear vagas em ambas instituições de ensino. Somadas, são 5.485 vagas em disputa.
O edital do vestibular será lançado no dia 5 de setembro e as inscrições começam no dia 12 do mesmo mês. As provas vão ocorrer em 10 e 11 de dezembro.
A unificação ocorre após o IFSC optar por voltar a ter provas de vestibular. A instituição, conforme explica a chefe do Departamento de Ingresso da instituição, Giselli Dandolini Bonassa, usava como ingresso o Sisu.
“Com o ar dos anos, observou-se que o ingresso via Sisu era pouco satisfatório. Elucidativamente, temos o ingresso no semestre 2022/1 com mais de trezentas vagas (próximo de 20% da vagas ofertadas) sendo disponibilizada em edital de vagas remanescentes, já adentrando o período letivo dos cursos”, escreveu Giselli em e-mail enviado ao Diário Catarinense.
Mesmo assim, a Instituição pontua que pontos positivos no Sisu, como a possibilidade de pessoas de outras regiões se inscreverem no IFSC. Assim, a instituição terá os dos modelos de seleção.
A presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperve), Maria José Baldessar, explica que a UFSC terá como contrapartida o uso do espaço físico dos 22 câmpus do IFSC para aplicação da prova. Anteriormente, a universidade alugava salas para a realização do vestibular.
Ambas instituições sofreram cortes orçamentários promovidos pelo governo federal. A diminuição no ree afetou setores da universidade, mas não teve impacto direto na realização do vestibular unificado. A preocupação é com os auxílios permanência e como a manutenção dos alunos na universidade
A taxa de inscrição do vestibular será de R$ 155, mas há possibilidade de pedir isenção.
Na UFSC serão ofertadas 4.521 vagas distribuídas nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e ville.
Já no IFSC, são 964 divididas nas unidades de Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Garopaba, Itajaí, Jaraguá do Sul, ville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Urupema e Xanxerê.
Fonte: NSC Total