A polonesa Tekla Juniewicz, morreu nesta sexta-feira (16) segundo depoimento de seu neto a TV local.
A segunda pessoa mais velha do mundo morreu nesta sexta-feira (19) aos 116 anos, informou seu neto à rede de televisão TVN24, na Polônia. Tekla Juniewicz nasceu no mesmo ano que Santos Dumont realizou o primeiro voo com um avião.
Juniewicz nasceu em 1906 em Krupsko, um vilarejo na região de Lviv (atualmente na Ucrânia), que na época era parte do Império Austro-húngaro.
Quando a Polônia tornou-se independente em 1918, Juniewicz tinha 12 anos. Até o início da Segunda Guerra Mundial, viveu com seu marido em sua terra natal, anexada à Polônia no período entre guerras.
Após a anexação da região de Lviv pela União Soviética em 1945, a família fugiu para o sudoeste da Polônia.
De acordo com a Agência de notícias AFP, Juniewicz tinha cinco netos, quatro bisnetos e quatro tataranetos. Sua filha mais nova, de 93 anos, ainda está viva.
Mundo em 1906
Quando Juniewicz nasceu foi instituído no Brasil o serviço militar obrigatório. O mesmo ano também marca a Catástrofe de Courrières foi o pior acidente mineiro registado na Europa, tendo provocado a morte de 1099 mineiros (incluindo muitas crianças) no norte da França, em 10 de março de 1906. O ano marca ainda a primeira transmissão radiofônica do mundo em, Massachusetts, EUA.
A mulher mais velha do mundo
Lucille Randon, uma sa de 118 anos, continua sendo a pessoa mais velha do mundo depois que o japonês Kane Tanaka morreu em 19 de abril aos 119 anos, de acordo com a lista do Grupo de Pesquisa Gerontológica (GRG) das pessoas mais velhas do mundo.
Segundo o GRG, a segunda pessoa mais velha do mundo é Maria Branyas Morera, uma latino-americana de 115 anos.
Fonte: ND Mais