Secretária de Saúde apresenta em sessão ações voltadas ao bem-estar animal em Araranguá

0
49

A Secretária Municipal de Saúde de Araranguá, Daiane Biff, participou da 14ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores que ocorreu na noite desta segunda-feira, 07, onde apresentou um panorama das ações do Setor de Bem-Estar Animal, especialmente os serviços prestados pela clínica veterinária municipal.

Ela explanou que, em 2024, o setor realizou mais de 3.800 procedimentos a cães e gatos em situação de rua e de famílias em situação de vulnerabilidade.

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se 1.800 castrações realizadas, 1500 atendimentos, além de mais de 400 animais adotados, como parte do programa de adoção responsável.

Daiane citou que a Prefeitura de Araranguá investiu no último ano mais de R$ 800 mil em ações voltadas ao bem-estar animal, que incluem tanto o custeio dos serviços prestados quanto os investimentos em novas iniciativas para o setor.

Daiane Biff também informou que há o intuito por parte da istração Municipal de construir um novo espaço adequado para a assistência animal, que provavelmente será no bairro Vila São José.

A presença de Daiane Biff e do veterinário Lucas Albano na sessão atendeu a um requerimento da Comissão de Estudos à Causa Animal da Câmara de Vereadores, que é composta pelos vereadores Jorge Ghiraldo (presidente), Nelson Soares (vice-presidente), Márcio Mano (membro), Neno Fontoura (suplente) e Evandro Conceição (suplente).

A comissão tem o intuito de formular e acompanhar as políticas públicas para o atendimento das necessidades dos animais em Araranguá.

Premiações na área da Saúde Municipal

Além de abordar os avanços na área de bem-estar animal, a Secretária aproveitou a ocasião para destacar os recentes reconhecimentos conquistados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Entre os destaques, Araranguá se posicionou entre as 14 melhores cidades de Santa Catarina no Teste do Pezinho, sendo reconhecida pela agilidade e qualidade na coleta e triagem neonatal.

Outro reconhecimento importante foi o Projeto Dona de Mim, que ficou entre os 30 melhores projetos de saúde mental em nível estadual, conseguindo zerar a fila de mais de 700 pacientes que aguardavam atendimento.

Também foi destacado o Projeto Medicamento em Casa, premiado na etapa estadual do Congresso de Saúde, que beneficiou 120 pessoas com atendimento farmacêutico domiciliar.

Secretária de Saúde apresenta em sessão ações voltadas ao bem-estar animal em Araranguá 1
Secretária de Saúde apresenta em sessão ações voltadas ao bem-estar animal em Araranguá 2
Secretária de Saúde apresenta em sessão ações voltadas ao bem-estar animal em Araranguá 3