Caixa foi encontrada pela primeira vez em 1927 por pedreiros que estavam reformando a Igreja Luterana do Espírito Santo.
No dia 31 de março de 1927, pedreiros que estavam trabalhando na reforma da Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau, no Vale do Itajaí, encontraram uma urna com documentos históricos da congregação. 50 anos depois, em 1977, uma outra urna foi cravada nas paredes do templo. E nesta quinta-feira (31) , 45 anos depois, foi novamente revelada.
Cada batida do martelo na talhadeira revela quase meio século de uma história preservada. Com muito cuidado, a diretora do Patrimônio Histórico Cultural de Blumenau, retira a caixa de dentro da parede da sacristia da igreja. O objeto estava ali desde 1977, colocado por membros que decidiram manter uma tradição e elaboraram uma nova urna.
Dentro da caixa estão guardados objetos e documentos históricos. Jornais da época, fotografias tiradas por membros da igreja, hinários, estatuto geral e até uma fita cassete com gravações do pastor da época, o Sr. Pinske.
São objetos de muito valor histórico para o patrimônio da Igreja Luterana do centro de blumenau. Para a diretora do Patrimônio Histórico Cultural de Blumenau, Sueli Petry, a igreja é “um símbolo da nossa cidade, datada de 1877. Foi um prazer enorme e a emoção ainda está muito fervente em participar deste ato”, diz.
Agora o material será analisado e catalogado. E toda essa história, em breve, estará nas páginas de um livro. “É a primeira oportunidade que temos de ter todas as informações referentes à arquitetura, cultura de fé, registros épicos da igreja em um documento só”, reforça a arquiteta Christiane Lindner.
Além da descoberta histórica, a Igreja Luterana do Espírito Santo a pelo processo de revitalização. A obra no patrimônio histórico da cidade está na segunda restauração, e a a previsão é de que até o fim deste ano os cultos já possam ser celebrados dentro do templo.
Fonte: ND Mais