Araranguá
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá intensifica ações informando a população sobre os inúmeros benefícios de providenciar a implantação da rede de esgoto.
Uma dessas ações é a campanha “Se Liga na Rede!”
Destacando que, entre as principais vantagens, geradas pela adoção desta providência, consta a diminuição da poluição, auxílio na preservação do meio ambiente, conservação de recursos naturais e proteção da saúde pública, inclusive ajudando a evitar doenças como hepatite, verminoses, cólera, entre outras.
Além disso, as ligações das residências na rede de esgoto do SAMAE estão estabelecidas no Programa Cidades Sustentáveis, do qual Araranguá faz parte, desde 2013. E, com o Novo Marco Legal do Saneamento, a meta do Governo Federal é alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha o à água potável e 90%, ao tratamento e à coleta de esgoto.

Conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU), para cada R$ 1,00 investido em saneamento, R$ 4,00 são economizados em saúde pública.
Em Araranguá, o tratamento é feito nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) I e II, situadas, respectivamente, no Bairro Urussanguinha e no Parque Alvorada. Nestas estações, por meio de processos químicos e biológicos de decomposição, o esgoto é adequadamente tratada.
O A O:
Providenciar a ligação de sua residência na rede de esgoto sanitário do SAMAE é mais simples do que parece.
Veja como proceder:
– Se a sua rua já possui rede coletora com tratamento de esgoto, é necessário identificar onde está a tubulação, fossa ou sumidouro de sua casa.

Depois disso, você deve direcionar todo o esgoto e mais a saída da caixa de gordura para um único tubo coletor, que nada mais é do que um tubo que recebe todas as ligações, unindo o esgoto em um só lugar.
– O tubo coletor é um cano em declive, que serve para levar todos os dejetos até a rede coletora do SAMAE.
– Finalmente, é só instalar o tubo na rede coletora do SAMAE, que fica na calçada de sua residência. Assim, a sua ligação foi realizada de maneira correta. Nesse procedimento é indispensável a ajuda de um encanador ou engenheiro.
O pedido de ligação de esgoto deve ser feito pessoalmente pelo proprietário ou pessoa autorizada da residência na Divisão Comercial do SAMAE. O custo da ligação é de responsabilidade do usuário.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SAMAE