Araranguá
As elevadas temperaturas do verão – que pelo calendário oficial prossegue até o dia 20 de março – aliada a população sazonal que ocupa regiões litorâneas, como por exemplo Balneário Morro dos Conventos, Ilhas e adjacentes, são alguns dos fatores que justificam o aumento no consumo de água nesta época do ano.
Escovar os dentes com a torneira aberta consome 80 litros de água. Uma mangueira ligada por meia hora consome 560 litros de água. Banhos longos ou deixar crianças brincando com a água corrente, por sua vez, podem consumir até 180 litros de água. Essas são tarefas diárias que podem acarretar os desperdícios, uma vez que tornam o gasto muito maior do que o necessário, principalmente em condomínios, onde o consumo é maior devido à pressão da água.
Confira recomendações simples e eficazes para economizar no consumo, contribuindo para à preservação do meio ambiente e evitando despesas:
1- Tome banhos mais curtos. Um banho longo pode gastar mais de 250 litros de água, enquanto um banho de 5 minutos pode economizar até 200 litros.
2- Evite a válvula de descarga de parede e utilize vaso sanitário com caixa acoplada para evitar o uso maior de água. A descarga de parede utiliza cerca de 15 litros de água, enquanto a caixa consome 6 litros a cada uso.
3- Ao escovar os dentes, procure manter a torneira fechada, e se possível utilize um copo para fazer o bochecho. É possível economizar até 5 litros de água em apenas uma escovação.
4- Na hora de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e as com esponja e sabão e só depois abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo o que tem que ser lavado com a torneira fechada, e abra apenas para um novo enxágue. Com a torneira aberta durantes 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com essa dica de economia o consumo pode chegar a 20 litros.
5- Uma torneira aberta normalmente gasta entre 10 a 20 litros de água. Se ela estiver pingando, pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, aproximadamente 1.500 litros por mês. Portanto fique atento a torneiras.
6- Fique de olho nos encanamentos, vazamentos pequenos em canos podem desperdiçar mais de 5.000 litros de água a longo prazo.
7- Utilize um regador para molhar as plantas, e não a mangueira. Dessa forma dá para evitar o consumo de 186 litros de água a cada 10 minutos de torneira aberta. Durante o verão é possível economizar ainda mais, se a rega for feita logo cedo, pela manhã, ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. Já no inverno esse processo pode ser feito dia sim, dia não, pela manhã.
8- Utilize balde com água que sobra da máquina de lavar roupa para lavar o carro. Se você lavar o seu automóvel com uma mangueira, pode gastar até 500 litros de água em uma lavagem.
9- A água que sai da lavadora de roupas pode ser reutilizada para outras tarefas: lavar a casa, quintal, calçadas da casa, veículo.
10- Cubra a piscina regularmente. Piscinas de tamanho médio expostas ao sol geram uma perda de aproximadamente 3.785 litros de água por mês de evaporação. Com uma cobertura, a perda é reduzida em até 90%.
11- Ao limpar uma calçada, utilize uma vassoura ao invés de utilizar um esguicho, cada vez que a mangueira fica ligada por 15 minutos, são perdidos 279 litros de água.
12- Regularmente, confira o hidrômetro instalado na sua casa e a faça a leitura do consumo. Dessa forma, será possível conferir sua conta e controlar a água utilizada.
Fonte: Assessoria de Comunicação – João Carlos Silva – SAMAE