Saiba os benefícios de fazer a correta ligação na rede de esgoto

0
50

Araranguá

Ninguém quer esgoto a céu aberto, nem rios e praias poluídos. E os rios e lagoas de Araranguá são mananciais cuja água apresenta excelente qualidade, que precisa ser cuidada, valorizada e preservada. Hoje, aproximadamente 40% da cidade – que corresponde a aproximadamente 63 quilômetros de rede – dispõe de o à rede de esgotamento sanitário, mas milhares de residências, estabelecimentos comerciais e indústrias ainda não providenciaram esta ligação. 

A coleta do esgoto que sai da sua casa, empresa ou indústria está diretamente relacionada à saúde e à qualidade de vida das pessoas da sua família e da sua comunidade. Existem muitas doenças que estão relacionadas à falta de saneamento básico, tais como diarreia, dengue, leptospirose e infecções gastrointestinais.

Segundo dados do BNDES, cerca de 80% das doenças e 65% das internações hospitalares estão ligadas à falta do saneamento básico.

Saiba os benefícios de fazer a correta ligação na rede de esgoto 1

É por isso que o SAMAE planeja intensificar o trabalho de vistorias, por meio do Programa ‘Se Liga na Rede’. O plano, segundo o diretor geral Jairo do Canto Costa, Jairinho, é contratar, por meio de licitação, uma empresa que terá como principal missão ar em todos os imóveis para orientar sobre a maneira correta da ligação.

O programa do SAMAE funcionaria da seguinte maneira: o proprietário receberia um comunicado solicitando o agendamento da vistoria, que consiste em uma série de testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel. Ao final do processo, o responsável receberia uma notificação detalhando o que precisa ser adequado, com prazo de 90 dias para regularização. A ligação da rede de esgoto é obrigatória, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.445/07, também conhecida como Lei do Saneamento Básico.

O que deve ir para a rede de esgoto:

– Água de banho e descarga;

– Água de lavatórios, como pia de cozinha, banheiro, tanque;

– Ralos de escoamento de banheiros, cozinha, área de serviço;

– Água de máquinas de lavar roupas e louças;

– Água utilizada por quaisquer outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.

O que não deve ir para a rede de esgoto:

– Água da chuva;

– Papéis e panos;

– Restos de comida;

– Óleo de cozinha;

– Cigarros;

– Plásticos;

– Cabelo;

– Fraldas, absorventes e preservativos;

– Outros objetos que possam entupir o encanamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação – SAMAE – João Carlos Silva