Araranguá
Durante a última sessão do ano, realizada na sexta, 15, na Câmara Municipal de Vereadores, o reitor do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, Padre Jonas Emerin Velho foi convidado para falar do seu trabalho na comunidade. O autor do requerimento que solicitou a participação do sacerdote foi o vereador, Douglas Michels. O pedido foi aprovado em abril deste ano.
Em sua explanação, o padre falou de sua história no ministério, da sua trajetória acadêmica e os trabalhos que tem desenvolvido na cidade. Entrou para o seminário com apenas 15 anos. Antes de ser transferido para Araranguá, atuou em Jacinto Machado, Sombrio e trabalhou ainda na Diocese de Criciúma. Mestre e doutor em teologia, acredita que o trabalho representa grande responsabilidade na cidade. “Araranguá tem a paróquia mais antiga da diocese, a colonização portuguesa e por estar próxima da BR e às margens de um rio, tem suas peculiaridades. Representamos 13 comunidades e o santuário”, comentou.

A festa em honra da padroeira da cidade, Nossa Senhora Mãe dos Homens, é a principal ação do santuário durante o ano e envolve todas as comunidades. Para o padre, a preparação necessita da dedicação e um planejamento exige dedicação. Jonas acumula as função de pároco e reitor do santuário.
Após a fala, o padre aina abençoou os vereadores e acasa legislativa fazendo uma oração, e rezando a oração universal do Pai Nosso.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores de Araranguá