Morro Grande/SC
Na última semana, Morro Grande foi cenário de um dos temas relacionados a cultura do Sul de Santa Catarina.
O programa jornalístico Globo Repórter foi gravado pela NSCTV, afiliada de Rede Globo no município, mostrando a importância das paleotócas para a história. “Ficamos muito felizes de poder ser reconhecidos e divulgados desta forma. Nos traz grande satisfação de saber que as nossas riquezas são valorizadas”, relatou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.

Localizados a aproximadamente 20 km do Centro de Morro Grande, na comunidade de Três Barras, as paleotócas são um geossítio de relevância internacional, e um dos mais importantes do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, reconhecidos pela UNESCO. Em Morro Grande encontram-se um complexo de paleotocas composto por dez túneis escavados em Arenito Botucatu por animais da megafauna há milhares de anos. Atribuídos pelas pesquisas científicas recentes aos tatus ou preguiças-gigantes, estes icnofósseis registram importantes capítulos da história do nosso planeta e promovem uma experiência única ao visitante. “As paleotócas tem sido cada vez mais procuradas por universidades e adoradores do tema. Nós da Secretaria Municipal de Turismo estamos preparados para acompanhar e indicar pessoas capacitadas para esta visitação. A distância é de 6 km ida e volta, tempo 3 a 4h, estrada de pedra, mais trilha na Mata Atlântica, mais travessia em leito de rio”, explicou sobre o trajeto o diretor de turismo de Morro Grande, Marcelo Crepaldi.

O contato para visitar somente pode ser realizado com condutores cadastrados
A visitação é exclusiva com condutores locais cadastrado no COMTUR. Conforme a equipe capacitada, geralmente o ponto de encontro é no Centro Cultural Pedro Dal Toé, em Morro Grande. Todos se deslocam por 15 km com veículos do visitante até o início da trilha (sendo 2,5 km de estrada de chão em boas condições de tráfego).
Aos interessados preparem-se para uma aventura onde molham os pés, am pela lama, poeira, mas se entra em um mundo rico em história e aprendizado.
Para maiores informações entre em contato com o Centro de Atendimento ao Turista – CAT pelo telefone ou WhatsApp (48) 3420-0332.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Morro Grande