Nutricionistas da UniSul dão orientações para Páscoa mais saudável e nutritiva

0
52

Um dos segredos é comer de tudo, mas sempre com moderação

Para muitas pessoas a Páscoa é um momento de reunir a família, celebrar o calendário religioso cristão, degustar os pratos típicos da época e o tão apreciado chocolate. Mas para evitar excessos, sem renunciar aos alimentos que gosta e ar por essa data sem ganhar quilos extras na balança, as professoras do curso de Nutrição da UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, Carla Regina Galego e Cinthia Monteiro da Silva, juntamente com alunas do curso de Nutrição, dão orientações de opções saudáveis e nutritivas. Um dos segredos é comer de tudo, mas com moderação.

Chocolate: fonte de vitaminas e sais minerais

O chocolate é um dos alimentos que não podem faltar na Páscoa do brasileiro. Originado do cacau, ele é rico em carboidratos e gorduras, ou seja, nutrientes que garantem energia ao corpo. Se consumido em exagero, ele acaba sendo o vilão na dieta e ocasionar alguns quilos a mais na balança. Segundo a professora e nutricionista Carla Galego, as opções mais saudáveis e menos calóricas são as versões com 70% ou mais de cacau.

“Quando consumido em quantidade moderada, o chocolate fornece substâncias que proporcionam benefícios para a saúde. No entanto, é preciso optar pelas versões com maior teor de cacau para garantir o benefício das vitaminas, sais minerais e flavonoides. É um alimento rico em substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento, contribuem na prevenção de doenças cardiovasculares, por exemplo”, explica a professora Carla Galego.

De olho no rótulo

Uma outra orientação da professora Carla Galego, no consumo de chocolates, é ficar atento ao rótulo da embalagem na hora da compra. “Os produtos mais perigosos à saúde são aqueles que apresentam no rótulo maior teor de açúcar, conservantes, aromatizantes, emulsificantes e corantes. Já aqueles que apresentam o cacau em primeiro lugar, são chocolates de melhor qualidade e benefícios à saúde”, afirma a nutricionista.

Saboreie e consuma com moderação

O chocolate não deve ser consumido com descontrole e não precisa ser restringido da dieta. A professora Carla diz que o segredo é saboreá-lo com calma, “desfrutando dos sabores, aroma e textura. O fato de comer com mais consciência e atenção pode evitar os exageros e trazer mais harmonia para esses dias, exaltando o significado dessa data importante”, recomenda Carla Galego.

Para aproveitar o excesso de chocolate da Páscoa, a professora Carla Galego sugere como sobremesa o Bolo de Mousse de Chocolate.

Ingredientes:

– 12 colheres de sopa de farinha de aveia

– 4 colheres de sopa de cacau em pó 100%

– 1 pitada de sal

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 4 colheres de sopa de azeite

– 1 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)

– 200g de tâmaras

– 200ml + 10 colheres de sopa de leite

– 200g de chocolate preto meio amargo (para o mousse) +

– 60g para a ganache

– ½ caixa de creme de leite

Modo de preparo:

1-      Coloque as tâmaras hidratar em 200ml de leite quente por no mínimo 15 minutos e em seguida bata no liquidificador até obter um creme macio.

2-      Unte uma forma de fundo removível de 22cm de diâmetro e pré-aqueça o forno 180ºC.

3-      Numa tigela misture os ingredientes secos do bolo: farinha, cacau, sal e fermento. Junte o azeite, 10 colheres de sopa de leite, o aroma de baunilha e 8 colheres de sopa do creme de tâmaras.

4-      Misture tudo muito bem e despeje a massa na forma, levando ao forno por cerca de 15 minutos (dependendo da potência do forno).

5-      Espete com um palito e retire quando sair limpo.

6-      Enquanto o bolo estiver no forno prepare o mousse. Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente o restante do creme de tâmaras, adicionando em seguida 150ml de leite.

7-      Misture bem, adicione o chocolate derretido e mexa novamente.

8-      Quando o bolo estiver pronto despeje o mousse sobre ele. Não é necessário deixar esfriar o bolo para colocar o mousse por cima.

9-      O preparado do mousse é líquido e não é necessário se preocupar, ele vai endurecer quando esfriar.

10-   Leve então ao refrigerador por 4 horas.

11-   Quando for servir o bolo, prepare o ganache derretendo o restante do chocolate em banho maria e misturando em seguida com o creme de leite.

12-    Quando desenformar o bolo, despeje a ganache por cima e espalhe. Finalize com castanhas picadas ou coco ralado.

Receita retirada do site: CyberCook

Prato principal: peixe

Outro alimento que compõe o cardápio da Páscoa é o peixe, principalmente o bacalhau. A professora e nutricionista Cinthia Monteiro destaca que o alimento é a maior fonte de ômega 3, nutriente de ação anti-inflamatória e antioxidante.

“Os peixes frescos, em geral, apresentam vitaminas do complexo B, A, D e E, minerais como cálcio, zinco, iodo e fósforo e possuem ácido graxo do tipo ômega 3, que possui efeito anti-inflamatório. Essas propriedades estão associadas à redução de doenças cardiovasculares,” explica a professora da UniSul.

Ainda segundo Cinthia Monteiro, o peixe auxilia no controle glicêmico, na pressão arterial, sendo uma boa opção para as pessoas com diabetes e hipertensão. A escolha recomendada para essas pessoas é de peixe com maior quantidade de nutrientes como sardinha, salmão, truta, linguado, atum ou namorado.

Como escolher o peixe

Conhecido por ser um alimento muito delicado, a nutricionista orienta aos consumidores de como escolher o peixe ideal. “No momento da compra do pescado dê preferência aos peixes frescos, tendo cuidado na observação das características do produto: como brilho dos olhos, a cor e o odor, a consistência que deve ser firme.” explica Cinthia Monteiro.

Preparo do peixe

A hora do preparo também é um fator crucial e determinante nos nutrientes que serão ingeridos. As opções mais saudáveis são assadas ou grelhadas, optando sempre pela melhor gordura, como o azeite de oliva. “O azeite é uma fonte de gordura boa, que não eleva o colesterol LDL, ou seja, aquele que prejudica a saúde cardiovascular, e melhora o colesterol HDL que é benéfico a nossa saúde” ressalta a professora Carla Galego.

As especialistas, ainda salientam a importância da retomada alimentar, que deve ser feita de forma equilibrada incluindo refeições leves, com bastante fibras como vegetais e frutas, além de proteínas, como frango ou peixe.

Sobre a UniSul

Com 57 anos de história, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima desde 2021, conta com campi localizados em: Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis – Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Pedra Branca e Tubarão. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil, e também uma das marcas empresariais mais lembradas da região, obteve conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A universidade é a mais premiada pela ADVB catarinense – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. Tem em seu portfólio 70 cursos de graduação, 60 de nível especialização, além de cinco cursos de Mestrado, nas seguintes áreas: istração, Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem, e quatro programas de Doutorado organizados pelas áreas de istração, Educação, Ciências da Saúde e Ciências da Linguagem. A instituição possui a tradição de universidade empreendedora e participativa no próprio desenvolvimento de Santa Catarina – foi a primeira universidade de ensino superior a participar do planejamento pioneiro do estado em 1973.

Informações para imprensa:

Emilly Moreira | Sheila Oliveira

[email protected]