Planejamento é uma iniciativa do Governo Estadual e tem como objetivo ligar o de Torres a Laguna.
Araranguá é um dos municípios litorâneos que serão contemplados pelo projeto Caminhos do Mar. As obras serão realizadas por meio de convênio entre o Governo do Estado e as praias pertencentes à Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). O objetivo é ligar o de Torres a Laguna, sem que o trajeto precise ser feito pela BR-101.
“A ponte que estamos executando sobre o Rio Araranguá, que faz a travessia entre Morro dos Conventos e Balneário Ilhas, será uma das principais ligações desse projeto tão almejado pelo governador Carlos Moisés, que é o Caminhos do Mar”, explicou o secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos do Município, Cristiano Coral.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, a rodovia que antes era intitulada como Interprais terá 138,9 quilômetros de extensão, tendo inspiração na Estrada do Mar, situada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, que vai de Osório a Torres.
Para Antenor da Silva, diretor de Turismo Municipal, a execução do projeto será positiva não só para alavancar a economia de Araranguá, como de todas as praias do Sul catarinense. “O turista vai poder escolher o local que irá ar o final de semana, tendo várias opções próximas. Irá ser positivo para o fomento do Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota, por exemplo”.
Por mais que a ponte de o a Balneário Ilhas seja uma parte do Caminhos do Mar, não é uma estrutura própria do plano. O primeiro projeto finalizado foi o de Balneário Gaivota, que terá um investimento de R$ 39 milhões e 23 quilômetros de pavimentação com ciclofaixa.
Fonte e imagem: Tn Sul