Encontro com equipe do SEBRAE explicou como funciona o programa e benefícios que trarão ao município.
Morro Grande
Na noite se segunda-feira (05), o auditório da Prefeitura Municipal de Morro Grande recebeu autoridades e empreendedores interessados no Programa Cidade Empreendedora, do SEBRAE. “Queremos tornar o município um local mais favorável. Nós da istração sentimos que otimizará em todos os setores. Será um diferencial. Precisamos nos reinventar para o dinheiro ficar ainda mais no município. Com o Geoparque e o turismo em crescimento, precisamos identificar produtos, serviços e preços compatíveis. Buscamos este caminho que tem muitos benefícios a trazer para Morro Grande”, explicou o prefeito, Clélio Daniel Olivo.

Segundo dados do SEBRAE (2023), o Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios. “Achamos que será uma experiência extremamente positiva, pois vai ajudar a capacitar as empresas e valorização de compra dentro do município”, relatou a secretária de istração e Finanças de Morro Grande, Elaine Marchesini.
O SEBRAE já trabalha com os municípios de Turvo e Meleiro o Programa. O analista de negócios do SEBRAE, João Alexandre Guze explicou no que consiste o programa Cidade Empreendedora, objetivos e como pode trazer benefícios ao município.
“O Clélio e muito aberto a ouvir e criar alternativas. Aderir as propostas do Geoparque, o projeto com a piscicultura que já temos contato e o trabalho conjunto com os pequenos empreendedores têm tudo para dar certo em Morro Grande. É uma junção de equipe e a Prefeitura tem o poder de mudar e facilitar isso. Estaremos acompanhando junto da equipe técnica, dando a consultoria mensal a todo momento”, falou João.
O analista de negócios João Alexandre e o consultor do SEBRAE, Alexandre Antonini, comentaram sobre as experiências e importância de junção com a equipe técnica da Prefeitura Municipal, que será instruída. “Vamos orientar, capacitar e dar a ferramenta ao agente de desenvolvimento que será definido a partir da equipe técnica da Prefeitura. Será realizada a consultoria mensal nossa, reuniões com representantes, como a CDL. Isso fará toda a diferença, porque trará resultado no ambiente externo”, destalhou o consultor.

Com o programa, surgem as facilidades que o treinamento proporciona: liderança, criação da sala do empreendedor, compras públicas valorizando os moradores e produtores, desburocratização e educação empreendedora a todos os que possuem pequena empresa e querem terem maior conhecimento sobre o negócio, melhorando também o fluxo das atividades de risco. “Vai ser criada a sala do empreendedor. Nela estará uma pessoa fazendo o ponto de atendimento, elencando as necessidades dos empreendimentos. Queremos sempre simplificar o processo. A sala humaniza o atendimento”, frisou João.
O Cidade Empreendedora também trabalha com todos os eixos e público. Com a educação empreendedora os professores serão capacitados para trabalhar esta conscientização com os alunos. “Isto impacta a qualidade de ensino, qualidade maior na educação prestada e reforço em algumas disciplinas”, contou Antonini.
O SEBRAE iniciará os atendimentos com a equipe técnica na próxima semana. Ao finalizar, após a conclusão de todas as etapas, é entregue um projeto de lei a ser aprovado pela Câmara de Vereadores do município.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Morro Grande/ Texto: Giorgia Daniel – SC 3523 JP