Mais de 1 milhão de eleitores que não compareceram às urnas nas Eleições 2020 em Santa Catarina ainda não justificaram a ausência, informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O prazo para fazer a justificativa encerra na quinta-feira (14).
Dos 1.169.687 de catarinenses que não votaram no primeiro turno, 10% tinham justificado a ausência até sexta-feira (8). Quem não justifica a ausência, pode ser penalizado com a perda do direito de fazer aporte e também carteira de identidade. Além disso, fica impedido de prestar concurso público e ingressar em instituições públicas de ensino.
A justificativa não pode ser feita presencialmente. Por conta da pandemia, os postos do TRE seguem fechados. O eleitor pode efetuar o procedimento pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica.
Segundo a coordenadora de Gestão do Cadastro Eleitoral TRE/SC, Kris Nereid Ferreira Lima, o TRE exige uma explicação do motivo da ausência.
“Então o eleitor vai cadastrar os seus dados e encaminhar o documento. Um PDF ou uma foto do motivo pelo qual ele não pode votar. O eleitor que não tem como comprovar esse motivo, ele pode fazer uma declaração de próprio punho. Uma autodeclaração escrita à mão e pode tirar uma foto dessa declaração. Ali ele vai colocar o motivo pelo qual ele não pode votar. Agora, como eu disse, o eleitor que não tem como justificar ou não teve motivo justo, ele pode vir a pagar uma multa”, afirmou.
Fonte: G1