Foi lançado ontem o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região da Amesc

0
96

Proposta do plano de desenvolvimento regional busca contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dos 15 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense – AMESC.

Foi lançado ontem o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região da Amesc 1

Lançado oficialmente ontem (02), na sede da Associação, o projeto promete dar impulso no desenvolvimento efetivo da região. O plano, ao longo de 2022, deverá ser desenvolvido junto a comunidade, afim de detalhar as fraquezas a serem trabalhadas na região, bem como aquilo que oferece potencial para exploração do crescimento sustentável da região.

A UNESC e o Sabrae/SC apoiam irrestritamente o projeto e prometem despontar em desenvolvimento. Um documento será elaborado para toda a região, mas também, para cada município individualmente.

O lançamento oficial contou com a presença das principais lideranças do extremo sul, todos os prefeitos, líderes políticos e empresariais, governador do Estado, Carlos Moisés, de forma virtual, membros da equipe do Estado, Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buliogon e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.

“A presença da imprensa dos mais diversos veículos de comunicação foi de extrema importância para que o projeto ganhe a repercussão que precisa para o seu total desenvolvimento” comenta um dos participantes.

Foi lançado ontem o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região da Amesc 2

“Vocês, prefeitos, estão, com isso, planejando, desenhando junto da população e deixando legados para toda a comunidade que vai olhar para essa história, se orgulhar e saber que fizemos parte disso”, frisou Luciane Bisognin Ceretta reitora da UNESC.

Com um povo forte e trabalhador, apaixonado pela vida e pelas belezas naturais e exuberantes da região, a AMESC será palco de um grande projeto de desenvolvimento que já em novembro de 2022 promete apresenta o resultado dessa grande pesquisa de desenvolvimento socioeconômico.

“Temos aqui prefeitos unidos, sem distinção de partido político, juntamente com a UNESC, para fazer dessa noite, uma noite histórica que ficará como marco na história da Amesc” Comenta Moacir Francisco Teixeira, presidente da AMESC e prefeito de São João do Sul.

Foi lançado ontem o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região da Amesc 3

Murilo Gelosa, coordenador regional sul do Sebrae, destaca com afinco o orgulho que tem em fazer parte desse movimento que elevará a região a um novo patamar de desenvolvimento. Ele também agradeceu a presença de todos os prefeitos e frisou a importância da confiança recebida na UNESC e no SEBRAE para realização desse trabalho. Ele ainda destacou a importância entre teoria e prática e comentou que “colocar um plano em prática é tão importante quanto colocá-lo no papel. “Nosso comprometimento é realizar todas as etapas e apresentar todos os resultados e apoiá-los para que todo esse movimento saia efetivamente do papel e chegue à prática”.

Governo do Estado

O Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, fala da importância das metas e rumos a ser traçados e seguidos e que conhecer as potencialidades será de suma importância para atraímos investimentos dentro da vocação de cada região.

Assim como o Governador, Carlos Moisés, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano José Buligon, também participou virtualmente e destacou a importância de uma grande instituição como a UNESC estar presente no projeto. “Eu sempre reforço que se você quiser conhecer uma região, precisa conhecer a sua Universidade. Conhecendo, portanto, a nossa Unesc é possível reconhecer o potencial social e econômico do Sul. Agora, somado à comunhão de esforços dos municípios, vislumbramos um grande resultado”.

O Chefe de gabinete Guisla Scaini foi representante do deputado Júlio Garcia e destacou a parceria entre gabinete e Universidade e lutam e buscam junto, com respeito e comprometimento, transformar a região por meio desse projeto.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, Rodrigo Minotto, que é um grande aliado da UNESC, destacou a grande expectativa do público sobre desenvolvimento desse projeto que fará uma grande diferença para toda a comunidade.

“Falar de desenvolvimento, crescimento e planejamento é muito importante. As coisas que acontecerem por acontecer não são o sucesso. Ele é planejado e o Extremo Sul merece” destaca o deputado federal Jorginho Mello.

Eduardo Pinho Moreira, ex-governador do Estado e atual diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) salienta que o conhecimento em tecnologias e da inovação, tanto da UNESC quanto do Sabrae serão decisivos na elaboração desse trabalho. Destaca ainda que com o apoio do governador Carlos Moisés o projeto será um sucesso.

Etapas de Desenvolvimento do Plano

Elencadas pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UNESC, Gisele Coelho Lopes. Ela comenta sobre a importância da parceria UNESC/Sebrae e que juntas serão de suma importância para explorar o potencial gigantesco que a região tem de forma competitiva e diferenciada.

Foi lançado ontem o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região da Amesc 4

“As etapas dos trabalhos a serem realizados até novembro de 2022 se darão em Diagnóstico, Visão de Futuro e Vocações, Ecossistema Socioeconômico e Mapa Estratégico, Projetos Estratégicos e Governança. A Universidade estará mergulhada nesse processo por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico”, garantiu.

Fonte: Redação