Araranguá
Desde o dia 28 de março, o Farol do Morro dos Conventos é patrimônio histórico, artístico e cultural do Município de Araranguá. A lei que torna o farol patrimônio histórico de Araranguá, de autoria do vereador em exercício Evandro da Silva Santana (Podemos), foi sancionada pelo prefeito Cesar Cesa.
“Se observarmos bem, na bandeira do município, consta o Farol. Então, ele faz parte da historia da cidade. É o ponto turístico mais visitado do Morro dos Conventos.
nclusive pessoas de outras cidades e países vêm até aqui para conhecê-lo”, comenta Evandro.
Nascido, criado e estabilizado na comunidade, Evandro sabe da importância do agora patrimônio histórico para Araranguá e região.
A edificação é um ponto turístico de beleza singular, com a função de sinalizar aos pescadores e navegadores sobre os perigos do mar.
“Eu moro no Morro com a minha família, inclusive com meus avós, então sei da importância do Farol”, pontua Evandro.
Para o vereador em exercício, o curioso é que este importante equipamento histórico e turístico não tinha sido tombado ainda. “O Farol de Araranguá é um ponto turístico de beleza singular.
Sinaliza aos pescadores e navegadores, a costa da região do Morro dos Conventos. Foi construído por Belmiro Demétrio Perraro em meados de 1953 e desde então esteve presente na história do município”, declara.
Município se torna responsável pela manutenção
Sob a responsabilidade da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Laguna, o Farol, ao ser tombado como patrimônio de Araranguá, se torna também de responsabilidade do município.
Caberá à istração Municipal cuidar da manutenção e preservação do ponto turístico. “É uma forma de valorizar o Morro dos Conventos, o que já está acontecendo na atual istração.
É muito importante tornar o farol um patrimônio. A responsabilidade é da Marinha do Brasil, mas o cuidado do município na preservação é fundamental”, comenta Evandro.
O Farol possui coordenadas geográficas de uma latitude de 28º 59”, 07s e longitude de 049º21’,75W, além de um alcance geográfico de 22 milhas náuticas, alcance luminoso de 25 milhas náuticas (46 km, mar a dentro), intensidade luminosa de 29.000 candelas, altura de 11 metros e altitude de 85 metros.
“O Farol do Morro dos Conventos é um dos pontos turísticos mais procurados em nossa cidade e para quem lá chega desfruta da vista dos mirantes que facilitam observar o encontro do Rio Araranguá com o mar, é possível também observar a visita das baleias francas e dos botos – animais símbolos do Município de Araranguá que costumam aparecer em período de temporada”, acrescenta o vereador.
O projeto de lei foi aprovado no dia 20 de março, por unanimidade entre os vereadores. “E tive a alegria de receber essa notícia no dia 2 de abril, um dia antes do aniversário de Araranguá, de ter a lei sancionada pelo prefeito Cesar.
Este sinal de auxílio à navegação marítima é essencial para a prevenção e segurança. Majestoso e imponente, o farol impõe-se do alto do morro com a missão de lançar sua luz e sinais de radar mar adentro, iluminando o caminho de tantos navegadores “, ressalta Evandro.
Na Câmara de Araranguá, Evandro Santana ocupa provisoriamente a cadeira do vereador titular, Luciano Pires.“Foram 30 dias como vereador, tenho certeza que entro para a história do município e por ser nascido na região dos Morros Conventos é uma grande satisfação poder tornar isso realidade” finaliza o vereador.
Fonte: TN Sul