A Defesa Civil de Araranguá juntamente Secretaria Municipal de Obras, teve bastante trabalho nesse domingo dia 12/05.
Ainda na madrugada, por volta de 4 da manhã a comporta localizado no bairro barranca já teve que ser fechada devido ao volume intenso de águas que descia pelo rio araranguá.
As fortes chuvas que ocorreram entres os dias dez e onze, ou seja, em 48 horas, precipitaram algo em torno de 214 milímetros de chuva, o que normalmente corresponde a 3 meses de chuva aproximadamente.
Isso, foi o suficiente para fazer que o Rio Araranguá, invadisse áreas que normalmente sofrem com alagamentos no bairro barranca e também na localidade de baixinha.
As chuvas intensas, também provocaram alagamentos em outros pontos da cidade como Polícia Rodoviária, Caveràzinho,
Jardim Cibele, Urusanguinha, Santa Catarina entre outros pontos da cidade.
As equipes da Secretaria de Obras e também da Defesa Civil foram assionados e agiram rápido para tentar amenizar os problemas e também fizeram vistorias permanente no rio ararangua e em encostas de morros que poderiam causar deslizamentos.
DESABRIGADOS
A situação em Araranguá, devido às cheias, é preocupante. As primeiras famílias foram retiradas do bairro Barranca na madrugada de domingo, dia 12 de maio de 2024, pela Defesa Civil de Araranguá, sob a liderança do Coordenador Municipal André Zanette.
Até o momento, 12 famílias, totalizando 45 pessoas, foram acomodadas no alojamento montado no Ginásio de Esportes Padre Ézio Julli.
A situação está sendo monitorada continuamente, e as famílias desalojadas estão recebendo alimentação e assistência das Secretarias de Saúde e Assistência Social do município.
A Defesa Civil alerta para que as pessoas evitem áreas alagadas e não saiam de casa, além de não realizarem viagens para outros municípios. Um canal que foi aberto próximo à barra, aonda no ano ado, tem ajudado na contenção da elevação do rio Araranguá, que estava marcando 2,60 metros acima do leito normal no momento da medição às 3:28h da manhã já deste dia 13.
Espera-se que mais informações e atualizações sobre a situação e as medidas tomadas sejam divulgadas em breve. Enquanto isso, a comunidade está unida para apoiar as famílias afetadas por esta tragédia.
Fonte: Assessoria de Comunicação



