Diversos municípios do Extremo Sul estão com pontos de alagamento.
Diversas cidades do Extremo Sul Catarinense possuem pontos de alagamento. E a situação deve se agravar a partir da tarde desta terça-feira, dia 3, quando a previsão indica novo período de chuva intensa e volumosa sobre a região. Neste momento, existem locais alagados em Praia Grande, São João do Sul, Jacinto Machado, Meleiro, Timbé do Sul, Turvo, Santa Rosa do Sul e Sombrio.
Em Araranguá, a Defesa Civil monitora a situação do rio Araranguá que já está acima do nível normal, mas não transbordou. “Conversei com o pessoal agora de manhã, está com bastante vasão para o mar, o que facilita o escoamento da água, tanto o rio Mampituba quanto o Araranguá. Todos que moram na encosta estão em situação de alerta, mas não transbordou e segue dentro da calha no limite superior ao normal”, afirma o coordenador regional da Defesa Civil na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Higor de Oliveira Pereira.
Nas últimas 24 horas, choveu 77 milímetros (mm) em Araranguá. Entre os municípios da Amesc, o maior volume de precipitação foi em Timbé do Sul, que chegou aos 108mm. Acima dos 100mm também está Praia Grande (103,4mm). “A previsão da Defesa Civil estadual é que o maior volume de chuva ainda vai cair hoje depois das 16 horas. Tivemos quase 80mm na região de Sombrio e Santa Rosa do Sul e quase 200mm nas cidades próximas da serra”, explica Pereira.
Não há relatos de famílias desabrigadas, embora muitas tiveram que buscar refúgio em casa de familiares. A Defesa Civil também não registrou mortos ou feridos em razão das ocorrências, mas mantém o alerta e pede atenção redobrada. “Busquem sair das áreas de risco. Pedimos atenção da população para não sair em área alagada e acreditar na previsão e nos alertas. Estamos com ocorrências em quase todas as cidades da Amesc”, alerta o coordenador da Defesa Civil.
Na Amesc, os principais riscos acontecem em locais próximos aos rios, caso de enxurradas, em pontos baixos dos municípios, onde podem acontecer alagamentos, e em regiões próximas de encostas onde podem ocorrer deslizamentos de terra. Ainda nesta terça-feira deve ser realizada uma reunião entre a coordenadoria regional com os municípios e órgãos de segurança para avaliação de riscos e medidas de prevenção.
Abaixo, fique atento para as dicas de segurança da Defesa Civil. Em situação de emergência, disque 199 para acionar a Defesa Civil ou 193 para o Corpo de Bombeiros.







Fonte: Engeplus