Araranguá
A obra do deque de contemplação do Açude Belinzoni, às margens da Rua Expedicionário Iracy Luchina, no Bairro Urussanguinha, deve ficar concluída até junho de 2024, prazo previsto em contrato. O cronograma, no entanto, pode ser diretamente afetado por fatores imprevisíveis relativos à natureza, como chuvas torrenciais e ventos fortes.
Os trabalhos são intensos no local, com o volume das obras despertando a atenção de todos que circulam pelas imediações. Já foi construído o quiosque de alvenaria, feita a perfuração subterrânea, implantadas as fundações e concretagem, piso do deque e o pergolado, ambos de madeira. Falta, entretanto, fazer os ajustes, pintura, sobre piso e benfeitorias complementares.
O deque das margens do Açude Belinzoni terá uma área de 367 metros quadrados, abrangendo copa, sanitários, bicicletários, letreiro temático, jardim, espaço para fotos e observações, etc. No entorno, a via pública recebeu requalificação asfáltica. Benfeitorias como pintura, iluminação e sinalização viária estão previstas. Há um projeto visando restaurar o antigo chaminé do extinto Engenho Belinzoni, urbanizando o local, inclusive resgatando seu valor histórico cultural.
A obra é realizada em parceria entre SAMAE e Governo de Araranguá. Além de constituir-se uma nova atração turística, o deque de contemplação reforça a estrutura das bases de contenção do açude, cujas águas abastecem a ETA III, que atende cerca de 65% dos usuários da autarquia.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SAMAE