Criciúma: Cartazes com ‘fake news’ sobre a vacina da Covid-19 são espalhados

0
120

Prefeitura encaminhará caso para a polícia para investigar os responsáveis.

A Prefeitura de Criciúma irá registrar um Boletim de Ocorrência contra a divulgação de “fake news” sobre a vacina da Covid-19 em Criciúma. Cartazes estão sendo colados próximos de unidades de saúde afirmando que a vacina “altera o DNA e inibe a vitamina D” e que a dose “contém um nano chip para rastrear” quem é vacinado. 

O coordenador da Vigilância Sanitária de Criciúma repudiou a ação, que deverá ser investigada pela polícia. “Isso é fake news, desestimula a vacinação e contribui para o crescimento da pandemia. Vamos registrar um B.O. e pedir a investigação. Caso as pessoas que estão fazendo isso sejam identificadas, poderão ser punidas conforme o rigor da lei. As pessoas precisam saber que isto é mentira”, disse Samuel Bucco. 

A Secretaria de Saúde de Criciúma também emitiu um comunicando reforçando que as mensagens espalhadas pelas cidades são inverdades. “A Secretaria de Saúde mais uma vez denuncia informação  falsa que está sendo divulgada em cartazes fixados próximo a postos de vacinação. A denúncia será encaminhada para os órgãos de segurança para devidas providências. A secretaria solicita que todos os moradores sigam fazendo cadastro no portal www.minhavacina.criciuma.sc.gov.br, para as próximas etapas do Plano Municipal de Vacinação”, diz a nota. 

Criciúma: Cartazes com 'fake news' sobre a vacina da Covid-19 são espalhados 1

O município também informou dados da vacinação ocorrida na sexta-feira, dia 19, e sábado, dia 20, com 1.424 idosos vacinados na sexta e 830 no sábado. São 507 trabalhadores da saúde foram imunizados no sábado, totalizando 2.761 pessoas vacinadas em dois dias. O restante das doses seguirá sendo aplicado com agendamento para idosos nesta segunda-feira, dia 22.

Fonte: Portal Engeplus