A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araranguá realizou, na noite de quinta-feira, dia 25, uma cerimônia para apresentar a Sala de Estimulação da instituição. A iniciativa faz parte do Projeto Integrador, uma parceria entre os alunos do curso técnico em Design de Interiores do Senac Araranguá com comerciantes da comunidade.

A sala de estimulação será destinada a crianças com deficiências múltiplas (físicas e neurológicas). Irá mesclar atendimentos de pessoas com deficiência mental e/ou física moderada até as mais graves. Os pacientes são estimulados individualmente, dependendo da capacidade motora e/ou cognitiva. As salas mescladas são importantes para o desenvolvimento integral de todos os atendidos, devido a troca de experiências entre as pessoas.

A coordenadora do curso de Design de Interiores do Senac Araranguá, Paola Oliveira, conta que para a escolha da instituição é realizada reunião com os professores. “Assim, são elencadas as instituições da região de carecem de recursos e com espaços físicos muitas vezes precários. Posteriormente é realizado o primeiro contato e apresentado a proposta de atuação dos alunos e também como funciona o processo do Projeto Integrador”, comentou.
Projeto Integrador
O Projeto Integrador tem o objetivo de unir todo o aprendizado dos alunos em uma única iniciativa. Assim, o aluno tem a possibilidade de vivenciar na prática o contato com cliente, com o espaço construído, suas necessidades e potencialidades, propondo ao estudante situações desafiadoras, como as que ele deverá enfrentar no dia a dia do seu trabalho. Dessa forma, o aluno é estimulado para o desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo sobre a resolução de problemas que surgem ao longo do projeto.


“Esse projeto para nós da Apae, foi uma conquista, pois já estávamos esperando a adequação dessa sala de estimulação, que hoje está perfeita, com todos os detalhes pensados e elaborados para nossas crianças de 0 a 6 anos. Parabéns a equipe e aos alunos, com certeza esse trabalho fará a diferença em nosso dia a dia e na estimulação precoce”, ressalta Clarinda de Vila, Diretora da Apae.
A Apae
A instituição conta atualmente com 208 alunos e atende crianças com atraso no desenvolvimento relacionado ou não à síndrome ou deficiências, pessoas com deficiência intelectual severa ou moderada, associada ou não a outras deficiências ou síndromes, além de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Apae oferece ainda atendimento clínico com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta ocupacional, serviço social e médico.
Empresas parceiras
A maioria das empresas parceiras são da área da construção civil, interiores, decoração e também de mão de obra. Neste ano, o Projeto Integrador tem o apoio das seguintes empresas: Sonia Vedana Costuras, Rene Serralheria, Le Haus Decorações, Kammy, Premel, Miguel materiais de construção, Revestir, Forrosul, Madeireira Piazza, Madeireira Toninho, Valdir Cipriano Pinturas, Rudi – ferramentas e mão de obra.


Fonte: Engeplus