Coronavac: Anvisa autoriza vacina para crianças acima de 6 anos; veja regras

0
41

Agora, a vacinação deste público com o imunizante depende da inclusão no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Além da Pfizer, outra vacina contra a Covid-19 está perto de ser aplicada em crianças e adolescentes: nesta quinta-feira (20), a área técnica da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso da Coronavac para o público com idade entre 6 e 17 anos.

A decisão da diretoria colegiada da Anvisa foi unânime e a vacina deve ser istrada na mesma dose já aplicada nos adultos. O intervalo entre as aplicações deverá ser de duas a quatro semanas.

O Instituto Butantan pedia a aprovação da Coronavac para a faixa etária de 3 a 17 anos. Contudo, a análise técnica da Anvisa considerou que os dados apresentados são suficientes apenas para a recomendação destinada a crianças com mais de 6 anos.

Além disso, também há exceção na aplicação da vacina para crianças e adolescentes imunossuprimidos, como aqueles que fazem tratamento para câncer.

A aprovação do imunizante para a faixa etária entre 6 e 17 anos teve como base um estudo de efetividade feito no Chile. Na pesquisa, quase 2 milhões de pessoas com essa idade receberam a vacina, que teve efetividade de 74% para prevenir a infecção e a doença sintomática.

A taxa sobe para 90% para prevenção de hospitalização e para 100% para prevenir issão em UTI. “A totalidade das evidências científicas disponíveis sugere que há benefícios e segurança para a utilização da vacina na população pediátrica”, destaca Gustavo Mendes Lima Santos, gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa.

Agora, para que o uso da Coronavac e a valer para este público, é preciso que o Ministério da Saúde inclua o público no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19).

Fonte: R7