Os motoristas devem ficar atentos às novas regras para suspensão da CNH, as novas alterações realizadas no código brasileiro de trânsito entraram em vigor desde 2021, contudo muitos motoristas ainda tem bastante dúvidas de como funcionam as novas determinações.
A equipe do portal Uaaau conversou com o diretor do CIRETRAN (André Premolin) de Araranguá-SC, no qual esclareceu algumas dúvidas sobre o novo código de trânsito. O limite de pontos que podem levar à suspensão da CNH ou de 20 para 40 pontos. Anteriormente o condutor que acumulasse 20 pontos no prazo de 12 meses teria a sua CNH suspensa durante o período de 6 meses a um ano, agora com as novas regras a suspensão pode levar até 2 anos.

As novas regras acontecem em diferentes níveis:
- Se o condutor tiver 20 pontos a suspensão só acontecerá se tiver duas ou mais infrações gravíssimas.
- 30 pontos só serão suspensos caso haja uma infração gravíssima.
- No caso do acúmulo de 40 pontos a CNH será suspensa mesmo se não tiver infrações gravíssimas.
As novas regras têm exceções apenas para os motoristas de aplicativos, taxistas e caminhoneiros, a suspensão só vai ocorrer somente quando tiver os 40 pontos e isso se dar independente se houver infrações gravíssimas. Caso o condutor deseje fazer a consulta dos pontos e multas que há na sua CNH, pode conferir as informações no aplicativo da CNH digital ou ainda no site do DETRAN do seu estado.
Por Alex Barros