Araranguá
Desde 2021, o SAMAE aderiu as campanhas para promover a doação de sangue entre os seus servidores ao Hemosc de Criciúma. Em consequência disso, a ação ocorre frequentemente. No dia 10 de fevereiro, por exemplo, um grupo de 10 trabalhadores da autarquia vai realizar este ato voluntário. Eles se concentrarão no pátio da autarquia – Rua Iracy Luchina, nº 711 – seguindo até o Hemosc, na Av. Centenário, 1700, Santa Bárbara, Criciúma. A mobilização é liderada pela assessora de RH da autarquia, Jerusa Silveira Serafim. Existem outras opções para fazer agendamento visando doar sangue para o Hemosc, uma delas é por meio do fone: (48) 3444-7410.

Os principais requisitos para ser um doador são:
– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
– Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
– O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
– Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
– Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e aporte brasileiro com filiação.
– Ter repousado bem na noite antes da doação;
– Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
– Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
– Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Os intervalos entre as doações são: mulheres: período de 90 dias/ 03 doações nos últimos 12 meses; e homens: período de 60 dias/ 04 doações nos últimos 12 meses.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SAMAE – João Carlos Silva