O mural da sala de atendimento Odontológico da Unidade de Saúde Raulino Ramos, localizada ao lado do Posto de Saúde Central de Balneário Gaivota, exibe fotos de moradores que já foram beneficiados com o Programa Brasil Sorridente, em parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o governo federal.
Devido à Pandemia do coronavírus, o programa foi retomado neste ano de 2021, com o atendimento odontológico aos usuários da ESF e da Turimar, que em breve terá nova estrutura. Conforme a secretária de Saúde de Balneário Gaivota, Daiane Daboit da Rosa Melo, o programa atende de 21 a 50 pessoas e tem tido boa procura, com excelentes resultados.
Segundo o Odontólogo, Vinicius Pelissari, para participar do Brasil Sorridente basta estar cadastrado no ESF, informar os dados pessoais, telefone de contato e a equipe vai chamando. “São feitas em média 10 próteses por mês, só no dia de hoje (10/05) teve 3 pacientes com necessidade de uso da prótese. Quando o paciente tem uma dentição parcial é feita uma reabilitação, ou total”, diz.

Para o trabalhador da construção civil, Altoir Borella de Oliveira, o programa vai lhe dar um sorriso novo, já que irá colocar uma prótese na parte inferior da boca. “O nosso sorriso nos dá uma nova aparência, sem falar na facilidade para mastigar os alimentos”, comemora.
“Nosso objetivo é trabalhar a prevenção e sempre recuperar o dente e não extrair. A prótese é um recurso para devolver a autoestima e a saúde, com a mastigação normal. Os pacientes ficam tão felizes que fazem questão de registrar o novo visual com uma fotografia que fica em nosso mural”, afirma o Odontólogo.
O Programa
O Brasil Sorridente – Política Nacional de Saúde Bucal tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do o a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços são ofertados em Unidades de Saúde Família (USF)/Postos de Saúde, Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais. Além desses serviços, o Brasil Sorridente conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), que colaboram com a confecção laboratorial de próteses dentárias, servindo de apoio para USF, UOM e CEO. O programa também coopera com ações para a qualificação profissional e científica dos profissionais e para a educação em saúde da população.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Balneário Gaivota