Flurona: Coinfecção entre Covid-19 e Influenza

0
42

As autoridades de Israel fizeram o uso da nomenclatura Flurona para um raro caso de coinfecção de Corona e Influenza ao mesmo tempo. 

Uma mulher grávida em Israel, contraiu tanto o vírus da gripe Influenza quanto o da Covid-19. Após a informação ser veiculada na mídia, uma série de falsas informações foram atribuídas ao caso.

O portal G1 publicou em matéria que já houve casos no Brasil e citou 3 ocorridos no Ceará.

Desde de dezembro de 2021, um surto de gripe assola o país, aumentando ainda mais a preocupação, haja vista a pandemia de COVID-19 que ainda é bem relevante.

Houve um aumento significativo pela procura de atendimento pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) relacionadas ao vírus H3N2 no Brasil.

Diante desses casos a população ou a se preocupar com uma infecção combinada entre Influenza e COVID-19.

O Brasil já registrou casos de coinfecção, enquanto em Israel o caso da jovem enfermeira teve repercussão mundial.

As autoridades sanitárias de Israel ressaltam que a mulher não era vacina, tanto para COVID-19, quanto para Influenza. Ela teve sintomas leves.

Luciana Costa, professora de Instituto de Microbiologia e do Laboratório de Genética e Imunologia das Infecções Virais da Universidade Federal do Rio de Janeiro alerta que como essa realidade já é encontrada no Brasil e que amos por um surto de gripe, não devemos tratar como raro ou ainda com leviandade. Ambos os vírus atacam o sistema respiratório e devem ser observados com atenção.

Por hora as informações sobre essa questão ainda são muito novas e as informações estão sendo divulgadas com atenção e cuidado.

Texto: Athauan Machado